História
O Grupo Bonsucex iniciou suas atividades em 1982, através de uma holding de investimentos focada na aquisição de participações acionárias em companhias de capital aberto e fechado com destaque no cenário nacional e internacional. Atualmente o Grupo está presente nos setores de mineração, metalurgia, construção, agronegócio, reflorestamento, calçados, têxtil, bens de consumo e bancário, empregando diretamente e indiretamente cerca de 65.000 pessoas.
Missão

Analisar oportunidades de investimentos em empresas com grande capacidade de crescimento e destaque em seus setores, comprometidos com os melhores produtos, serviços, rentabilidade, responsabilidades sociais e ambientais, e a garantia de um futuro melhor para seus colaboradores.

Crença

Acreditamos que o maior patrimônio de uma empresa é o capital humano. Pessoas fazem a diferença e, com certeza, é através delas que vamos inovar, melhorar e crescer.

Valores

- Paixão no que faz
- Planejamento
- Determinação
- Ética
- Colaboração
- Simplicidade
são os valores presentes nas empresas em que a Bonsucex Holding investe.

Experiência
Fundado em 1982, pelo empresário Sílvio Tini de Araújo, o Grupo Bonsucex é hoje um dos mais bem sucedidos grupos empresariais do Brasil, atuando através de participações acionárias, em mercados importantes da economia nacional e internacional, como: construção, incorporação, engenharia, mineração, metalurgia, calçados, têxtil, higiene & limpeza, reflorestamento, agronegócio, financeiro, entre outros, empregando diretamente e indiretamente cerca de 65.000 pessoas.

A forte inserção do Grupo Bonsucex no setor mineral, no qual participa com a Mineração Buritirama e Grupo Paranapanema, deve-se à atração que o seu principal dirigente e controlador sempre teve por essa atividade. Desde a juventude ele mantinha admiração pela figura do empresário Augusto Trajano de Azevedo Antunes, fundador do Grupo Caemi, pioneiro da exploração de manganês no Estado do Amapá e que tinha como característica ser trabalhador, rico e discreto. Já o interesse por manter participações acionárias em empresas vem da admiração que o empresário tem pelo Grupo Monteiro Aranha, que foi modelo para a criação do Grupo Bonsucex e do qual se tornou acionista.

O ingresso de Sílvio Tini de Araújo, tanto no setor mineral quanto no mercado de capitais, ocorreu desde o final da década de 60, quando começou a adquirir ações do Grupo Paranapanema, influenciado por seu irmão mais velho José Carlos de Araújo, carinhosamente conhecido como “Zé Milionário”, que era um dos controladores da empresa. Mais tarde aumentou seu portfólio de empresas.

Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável tem seis aspectos prioritários que devem ser seguidos nas empresas em que a Bonsucex Holding está presente.

1 – A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.);
2 – A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
3 – A participação dos colaboradores envolvidos (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
4 – A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.);
5 – A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas);
6 – A efetivação do programas educativos.

Cultura


Onde a cultura encontra os negócios.
Onde os negócios encontram a cultura.

Centro empresarial e cultural João Domingues de Araújo