Equipe
Diretor Presidente

Silvio Tini de Araújo
Bacharel em Ciências Jurídicas e Econômicas, graduado e pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com extensão em Macroeconomia pela New York Institute of Finance – NYIF. É Presidente e Controlador da Bonsucex Holding desde sua fundação em 1982, Presidente do Conselho de Administração da Mineração Buritirama S.A, Presidente do Conselho de Administração da Terra Santa S.A. e Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A.. Foi membro do Conselho de Administração da Companhia Metalúrgica Barbara, Companhia Paraibuna de Metais, Construtora Azevedo & Travassos S. A., Grupo Paranapanema S. A., Eluma Indústria e Comércio S. A., Caraíba Metais S.A., Brasil Ecodiesel S. A.. Atualmente é Vice-Presidente de Honra do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), Conselheiro do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Conselheiro do São Paulo Golf Clube (SPGC), Sócio remido e benfeitor do Sport Club Corinthians Paulista (SCCP). Foi fundador e Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Andaluz-Brasileiro (ABCAB) e Conselheiro da Sociedade Hípica Paulista (SHP).
Demais colaboradores por ordem alfabética

Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes
Advogado, graduado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Cursou LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Realizou os cursos “Conselho Fiscal na Prática” e “Secretaria de Governança Corporativa” pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi estagiário e advogado em escritórios de advocacia de renome. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo. Associado da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). É membro efetivo do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S.A. e Vanguarda Agro S.A., membro do Comitê de Gente da Vanguarda Agro S.A., secretário do Conselho de Administração da Mineração Buritirama S.A. Foi membro Suplente do Conselho Fiscal das Companhias Paranapanema S.A. e Bombril S.A.. Ocupa o cargo de Advogado da Bonsucex Holding S.A.. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A..
Célio de Melo Almada Neto
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas sendo especialista em Direito Processual Civil pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou em escritórios de advocacia renomados, é membro do Conselho da empresa BOMBRIL S.A. e membro suplente do Conselho Fiscal da empresa Azevedo & Travassos S.A.
Dóris Wilhelm
Graduada em Ciências Econômicas, Licenciada em Ciências Sociais, com Mestrado em Finanças Internacionais e Especialização em Economia Industrial. Foi analista de investimentos no Banco Iochpe de Investimentos S.A., coordenadora de análise de credito no Banco do Comercio e Industria de São Paulo – Comind, Gerente de relações com Investidores e de investimentos no Unibanco (União de Bancos Brasileiros S.A.), Gerente de relações com Investidores da AMBEV ( Cia. Antarctica Paulista), Gerente de relações com Investidor da Votorantim Celulose Papel S.A., Diretora Presidente da Wilhelm & Nemr Consultores S/C Ltda, Gerente de relações com Investidores da Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, Gerente de relações com Investidor da Grendene S.A., Diretora de relações com Investidor da Paranapanema S.A. e Forjas Taurus S.A.. Atualmente está no escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso & Petros Advogados e membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A..
Edmundo de Macedo Soares e Silva Filho
Corretor de Seguros. Sócio-Gerente da EMS Corretora de Seguros Ltda.ME desde 1990. De 1972 a 1975 foi Gerente de Incentivos Fiscais da Baú Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.. Entrou no Banco Finasa de Investimentos S.A em 1975, como operador de “open-market”, no mesmo ano passou a Gerente do Departamento de Captação. Em 1978 foi promovido a Diretor Adjunto. Em 1979 foi eleito Diretor da Finasa Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A. Em Abril de 1980 foi eleito também Diretor do Banco Finasa de Investimento S.A. Em setembro de 1980, eleito Diretor da Finasa Seguradora S.A., tendo renunciado às diretorias do Banco de Investimento e da Corretora de Valores. Em 1981, foi eleito Diretor Gerente da Finasa Seguradora S.A. e Diretor da Finasa Previdência Privada S.A. Pelo período de 1983 à 1984 foi Diretor Geral da Empresa Velumar Participações S/C Ltda. Ao longo do tempo prestou consultoria a diversas empresas, nos ramos financeiro e imobiliário. Atuou como Diretor da Empresa Ponto 3 D.T.V.M.Ltda. de 1988 à 1990. Foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Cia. Melhoramentos Norte do Paraná em abril de 2001. Em abril de 2003 foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Azevedo & Travassos S.A. Foi eleito em abril de 2005 membro efetivo do Conselho Fiscal da Bombril S.A.. É Membro do Conselho Fiscal do Grupo Paranapanema, Alpargatas S.A. e Vanguarda Agro S.A.
Endrigo de Pieri Perfetti
Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, sendo especialista em Direito e Processo do Trabalho pela mesma Universidade.Trabalhou em escritórios de advocacia renomados, na empresa Farmacêutica Roche S. A., na COHAB-SP e na Universidade Bandeirantes de São Paulo – UNIBAN. É Diretor Jurídico da Mineração Buritirama S. A., Membro do Conselho Fiscal da Construtora Azevedo & Travassos S. A., Membro Suplente do Conselho de Administração do Grupo Paranapanema S. A., e do Comitê de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Mineração Buritirama S. A.
Fabio Gallo Garcia
Graduado em Engenharia e Administração de Empresas, Doutor em Finanças pela EAESP-FGV / Universidade do Texas e em Filosofia pela PUC/SP. Mestrado em Finanças pela EAESP-FGV, Pós-graduado em Administração Contábil e Financeira – CEAG – EAESP-FGV. Professor de Finanças da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e de Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Colunista do jornal O Estado de São Paulo, e Ex-Vice-Reitor Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Membro Suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas.
Flavia Moller David Araújo
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Cursou Mestrado em Direito Minerário Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em convênio com a VALE S.A. Foi estagiária e advogada no escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo. Autora do livro “O Licenciamento Ambiental no Direito Minerário”, publicado pelo Editora Verbatim. Ocupa o cargo de advogada sênior da Mineração Buritirama S.A.
Gabriela Roller Curi
Advogada, graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi estagiária em escritórios de advocacia e empresas de renome, bem como órgãos do Poder Público. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo. Ocupa o cargo de Advogada da Bonsucex Holding. S.A.. É membro suplente do Conselho Fiscal da Azevedo & Travassos S.A.
João Batista Lemes Cruvinel
Engenheiro Civil. Trabalha na Bonsucex Holding desde sua fundação, ocupando diferentes cargos na empresa, atuando em todas as áreas do Grupo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Administrativo e Financeiro.
João José Oliveira de Araújo
Graduado em Engenheira Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Atuou como trainee na Mamoré Mineração e Metalurgia (Grupo Paranapanema), e na Construtora Bratke Collet. Trabalhou no Banco Fator nas áreas de tesouraria, comercial e fusões e aquisições. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Ecodiesel S.A., Vanguarda Agro. S.A. e Membro suplente do Conselho Fiscal do Grupo Paranapanema. Atualmente é Diretor da Bonsucex Holding, Diretor Operacional e Financeiro da Mineração Buritirama S.A, Diretor Financeiro da Fazendas do Pará, Diretor Administrativo da J.D.O. do Brasil Emp. e Part. Ltda. e da São Paulo Guanabara Emp. e Part. Ltda . É Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S. A., Grupo Paranapanema S.A. e membro do Comitê de Gente da Terra Santa S.A..
Joel Mendes Rennó
Graduado em Engenharia pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, MG. Trabalhou inicialmente na empresa AEG – Telefunken, em São Paulo. Foi funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica, tendo atuado em funções executivas e de consultoria junto à direção geral daquela autarquia estadual. Ocupou a chefia de gabinete do Secretário de Obras do Estado de São Paulo e foi assistente do presidente da Companhia Paulista de Força e Luz, quando subsidiária da Eletrobrás. Foi professor da cadeira “Estações Geradoras”, lecionando no 5º ano do curso de Engenharia da Universidade Mackenzie. Ocupou a presidência do Conselho de Administração do Departamento de Edifícios e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Foi ainda assistente executivo da diretoria de Planejamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. Em 1975, exerceu a função de assessor técnico especial do ministro das Minas e Energia, com atividades principais desenvolvidas junto à Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobras, CPRM, ICC, etc. Foi presidente da Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, maior produtora e exportadora mundial de minério de ferro. Em 1978, recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco. Foi presidente da Petrobrás S.A. entre 1992 e 1999. Foi diretor e vice-presidente executivo da Braspetro, subsidiária internacional da Petrobras, encarregada de realizar trabalhos no setor de petróleo no exterior. Ocupou ainda a vice-presidência executiva da Petrobras Química S.A. – Petroquisa, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do setor petroquímico nacional. Membro do Conselho de Administração da Mineração Buritirama S. A.
Jorge Michel Lepeltier
Economista e Bacharel em Ciências Contábeis. De 1968 a 1978 atuou na multinacional americana Price Waterhouse Auditores Independentes nas áreas de Auditoria Externa e Consultoria Corporativa. Foi Tesoureiro da empresa Brasmotor S/A de 1978 a 1982, assumindo nesta época o cardo de Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com o Mercado, cargo que ocupou até 1993. A partir desta data tornou-se Consultor Autônomo e presta serviços de consultoria e assessoria nas áreas administrativa, financeira, societária, tributária, auditoria e atuação em conselhos de Administração e Fiscais e Assessoria especializada voltadas às Empresas Familiares como sócio da Solução Governança Corporativa Consultoria LTDA. Através da Jorge Lepeltier, Consultores Associados dispõe de Associados nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em 2007, as atuações como conselheiro compreendem as seguintes empresas: Conselhos de Administração: Tafibrás Participações S.A (associação Grupo Sonae com Grupo Brascan), Companhia Paranaense de Energia – Copel, Reason Tecnologia S/A e Conselhos Fiscais: Drogasil S/A, Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, Bicicletas Monark S/A, São Paulo Alpargatas S.A, Döhler S/A, Azevedo & Travassos S/A, Cia de Ferro e Ligas da Bahia – Ferbasa, Mahler Metal Leve S/A, Banco Nossa Caixa S/A e Presidente do Conselho Fiscal da M&G Poliéster S/A e da Datasul S/A.
Luiz Fonseca de Souza Meirelles Filho
Diretor do Banco Paulista S.A. desde 2008. Foi Diretor Executivo do Banco Pecunia S.A. ( Grupo Société Genérale ) de 1997 a 2007. De 1971 a 1972 foi corretor de valores do Banco Bozano Simonsen de Investimento. De 1973 a 1976 foi operador de open market da Tecsul D.T.V.M. Em 1977 ingressou no Banco Finasa de Investimento S.A., tendo sido promovido a Diretor Adjunto em 1979. Depois de vários cargos no grupo foi eleito Diretor Vice-Presidente do Banco Mercantil de São Paulo S.A – Finasa pelo período de 1993 a 1997. Membro Titular do Conselho de Administração da Azevedo & Travassos S.A., Membro Titular do Conselho Fiscal da OHL Brasil S.A., Membro Titular do Conselho Fiscal da Brasil Ecodiesel Industria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais S.A., Membro Suplente do Conselho de Administração da São Paulo Alpargatas S.A., Membro Suplente do Conselho Fiscal da Paranapanema S.A., Membro do Conselho Deliberativo e Vice–Presidente de Finanças do Club Athlético Paulistano, Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Arte Despertar.
Marcelo Adilson Tavarone Torresi
Engenheiro de Sistemas Digitais graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado em Gestão Estratégica de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. É Membro do Conselho Fiscal do Banco PAN, Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center e Diretor Geral da Pilotage Investimentos. Foi Membro do Conselho de Administração da Socicam Administração Projetos e Representações Ltda., Diretor Geral do Banco Paulista S.A., Diretor Geral da SOCOPA – Sociedade Corretora Paulista S.A., Membro do Conselho Fiscal e de Administração da Azevedo Travassos S.A., Diretor Geral do Banco Pecúnia S.A., Professor Assistente na LARC – Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores e na Business School São Paulo, Diretor Conselheiro na ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento e Representante no Comitê Gestor da ABBC – Associação Brasileira de Bancos.
Marcos Reinaldo Severino Peters
Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Doutor e Pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado , Professor Titular da Fundação Armando Álvares Penteado, Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Coordenador do Curso de Extensão Controladoria de Empresas Multinacionais da GVPec, Membro do Laboratório de Tecnologia de Informação da FIPECAFI, Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria Ltda. Tem larga experiência na área de Contabilidade e Controladoria com ênfase em Contabilidade Internacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade Internacional, Controladoria, Finanças, Controles Internos, SOX, IFRS, USGAAP. Ocupou cargos de direção em empresas como Paranapanema, ADP Systems, Cetenco, Shizen-Shiseido. Membro do Conselho de Administração da Construtora Azevedo & Travassos S. A., Conselho Fiscal do Grupo Paranapanema S. A., do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco da Vanguarda Agro S. A. e do Comitê de Governança Corporativa da Mineração Buritirama S.A..
Maria Alessandra Bazarian de Souza
Pós graduada em Finanças de Empresa pela Faculdade Mackenzie, com especialização nas áreas de Controladoria, Contabilidade Internacional, IFRS e USGAAP.
Atuou em empresas nacionais e multinacionais, tais como TNS (Grupo Kantar) e HSR Brasil. Atualmente, ocupa o cargo de Controller na Bonsucex Holding.
Mateus Bandeira
É formado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, pós-graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de TI pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Administração (MBA) por Wharton – University of Pennsylvania, nos EUA. Antes de assumir a presidência da FALCONI, foi presidente do Banrisul – Banco do Estado do RS – e atuou por quase 20 anos no setor público, tendo acumulado experiências no Ministério da Fazenda, Senado Federal e Governo do Rio Grande do Sul, onde foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão. Atualmente é CEO da consultoria fundada por Vicente Falconi e membro do Conselho de Administração do Banco Pan.
Paulo Amador Thomaz Alves da Cunha Bueno
Advogado graduado pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (1996), mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2001), doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2007), cursos de extensão nas áreas de Direito Penal/Criminologia promovido pela Pontifícia Universidade Urbaniana – Vaticano (1994), Juizados Especiais Criminais promovidos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Academia Brasileira de Direito Criminal e Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (1995), Direito Processual Penal promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP (1999), Direito Penal promovido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2002), curso de extensão universitária e estudos de direito na área de Direito Processual Penal promovido pela Pontifícia Universidade Urbaniana – Vaticano (1996), curso de pós graduação em Direito Penal Econômico e Europeu promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2008). Atualmente exerce a função de professor de graduação do curso de direito nas entidades Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Membro do Conselho de Administração da Taurus S. A., do Grupo Paranapanema S. A. e membro do Comitê de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Mineração Buritirama S. A.